quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

¨Gritos do Passado¨ - Camilla Läckberg

Ficha Técnica

Título Original: XXXX (explicação abaixo)
Autor: Camilla Läckberg
Tradução por: Martha Argel
Idioma Original: Inglês
Idioma: Português
Gênero: Ficção policial, suspense
Editora: Planeta
Data de publicação: 2011
Edição: 1ª edição
Páginas: 362
ISBN : 978-85-7665-579-4

Sinopse - Gritos do Passado - Patrik Hedström - Livro 02 - Camilla Läckberg

Em uma manhã do início do verão, um garoto sai para brincar na praia, na cidade de Fjällbacka. Porém, suas brincadeiras são interrompidas de maneira abrupta quando ele encontra o cadáver de uma jovem nua. A polícia é chamada à cena e não demora muito para concluir que a mulher fora assassinada. O mistério aumenta quando os policiais descobrem que embaixo do corpo da mulher foram colocados esqueletos de outras duas jovens dadas como desaparecidas desde o final dos anos 1970. Para juntar as peças desse quebra-cabeça, o policial Patrik Hedström é designado como chefe da investigação, o que o obriga a abandonar suas férias e sua esposa, Erica Falck, grávida de seu primeiro filho. Erica, porém, não consegue ficar sem se envolver e, mesmo nas últimas semanas de gravidez, decide ajudar Patrik pesquisando informações na biblioteca local. A partir daí, novas revelações começam a dar forma à investigação: os esqueletos podem ser de duas jovens desaparecidas há mais de vinte anos. Descobertas que trazem à tona antigos conflitos da família Hult, cujo patriarca, o pastor protestante Ephraim, mobilizava multidões de fiéis em seus cultos acompanhado dos dois filhos, Gabriel e Johannes, dotados de poderes de cura. Na época, um misterioso suicídio, ligado ao desaparecimento de uma das jovens, dividiu a família em duas ramificações que agora, diante das novas revelações, terão de lidar com feridas que ainda sangram.

Gritos do Passado é o segundo livro da sueca Camilla Läckberg e também o segundo da série com o detetive Patrik Hedström. Apesar disso não é necessário ler o primeiro para poder acompanhar esse livro.
Estamos de volta da cidade de Fjällbacka, mas agora é verão. Um corpo é encontrado no Passagem do Rei e Patrik, que estava de férias, é chamado de volta ao trabalho.
Junto a esse corpo, 2 esqueletos são descobertos. Após investigações, a polícia descobre que os esqueletos pertencem  2 jovens que sumiram em 1979 e é ai que a estória começa.
A escrita da autora melhorou do primeiro livro, esse eu achei melhor,  e em algumas partes eu lia sem parar para descobrir o que aconteceria a seguir, mas o final foi previsivel. Por isso também que não coloquei o título em inglês, ele é um tremendo spoiler. Não sei qual é o título original mas se tem o mesmo significado do título em inglês (que é diferente do português) foi uma péssima idéia. Como o escritor escreve um suspense e acaba com ele no título?
A autora continua com os capítulos longos e também começa os capitulos com os pensamentos das vítimas, sejam as de agora ou as de 1979. Isso eu acho legal.
Também gostei dela dar destaque a vida pessoal dos personagens principais, Patrik e Erica. A autora desenvolveu dramas familiares para eles, entre eles a presença de parentes e amigos chatos e distantes que só aparecem no verão porque eles moram numa cidade turística e têm uma casa com deck. 
A irmã de Erica, Ana também deve uma pequena participação no enredo geral.
Voltando aos crimes, os nomes suecos dessa vez complicaram,  e como a trama gira em torno da família Hult, aconselho aos leitores fazerem um árvore genealógica dos personagens. 
Vale a pena ler? Até vale, não é uma obra prima, mas vale mais do que o primeiro livro. Mas eu ainda lerei os demais (sim, eu sou teimosa). :)


Essa resenha  faz parte do Desafio Literário 2013. Mês de janeiro:  tema livre.



Essa resenha também faz parte do Desafio Realmente Desafiante 2013. Item 18. Ler um livro com a capa com letras amarelas.




3 comentários:

  1. Heheheh, vc é teimosa mesmo... Já deixei ser a um tempo... Não insisto em certas leituras.
    Poderia vir um gráfico com a árvore genealógica, se parece tão confuso, não é?

    Beijos

    Flávia Cabral - skoob

    ResponderExcluir
  2. Interessante isso de colocar o pensamento das vítimas no início dos capítulos. Mas acabei de perceber mais uma "coincidência" com "Aurora Boreal": uma grávida ajudando a desvendar o crime. Quem será que copiou de quem? Ou foi só "inspiração"? Estranho...
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, esse livro é de 2004 (na Suécia). Olha, eu acho que a autora se inspirou nela mesma. A cidade é a cidade natal dela e ela estava grávida ou tinha acabado de ter bebe durante a elaboração do livro.

      Bjs

      Excluir