segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Princesa de Gelo - Camilla Läckberg


Título Original: The Ice Princess
Autor: Camila  Läckberg
Tradução por: Marco Syrayama de Pinto
Idioma Original: traduzido do inglês, mas o orginal é sueco
Idioma: Português
Gênero: Ficção policial, suspense
Editora: Planeta
Data de publicação: 2010
Edição: 2ª edição
Páginas: 365
ISBN : 978-85-7665-526-8
No Skoob

Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou. Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos e ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador.

Uma trama que mostra por que Camilla Läckberg é considerada a nova Agatha Christie.
Esse é o primeiro livro da autora que está sendo considerada por muito críticos a nova Agatha Christie.
O original foi lançado em 2002 e só chegou por aqui em 2010 (adoro o mercado brasileiro, só que não).
Esse livro também é o primeiro de uma série que tem como personagem principal o detetive Patrick Hedström e cenário a pacata cidade litorânea Fjällback (cidade natal da autora). A cidade fica praticamente deserta nos meses de inverno, com muitas casas vazias e desperta no verão quando todos querem ir para a costa aproveitar o tempo bom.
Numa manhã fria de inverno, um corpo de uma jovem ex-moradora da cidade, é encontrado numa banheira cheia de água e com cortes nos pulsos. Suicídio? A príncipio parece que sim, mas não teria graça e nem história se fosse, não é mesmo?
O corpo foi encontrado por Eilert Berg, antigo morador da cidade e contratado por Alexandra (a nossa vítima), para manter a casa enquanto ela estivesse fora. Assustado ele vai para a rua pensar no que fazer e encontra Erica Falck, outra ex-moradora de cidade e amiga de infância da vítima. Chamam a polícia que começa a investigar o caso. Os pais de Alex, que ainda moram na cidade, não acreditam na hipotese de suicídio, já que Alex desmaiava ao ver sangue. Opinião compartilhada por seu marido, Henrik, que mora em Gotemburgo.
A partir dai a estória começa.
Patrick é o policial encarregado do caso e também estou com as garotas na infância. Erica é uma escritora e tinha voltado a cidade para poder se dedicar ao trabalho e terminar o seu livro. Ela acaba investigando o caso também, pela proximidade com a vítima e acaba escrevendo um livro sobre ela.
Erica e Patrick se envolvem e começam um romance.
O assassinato começa a mexer com todos na cidadezinha, mesmo com os integrantes da alta sociedade e o crime começa a desenterar fatos ocorridos ha 25 anos que não são nem um pouco agradáveis.
Eu não achei o livro a oitava maravilha do mundo. Alguns fatos eram bem previsíveis. Achei os capítulos longos demais e isso acaba deixando a leitura demorada. Ok, dentro dos capítulos temos várias pausas, mas mesmo assim. O livro tem apenas 6 capítulos.
Os começos dos capítulos trazem sempre o pensamento de uma terceira pessoa (hmmm, será que é o assassino?) e isso me lembrou muito o começo dos capítulos de O Cirugião da Tess Gerritsen (que por sinal foi lançado 1 ano antes do da Camilla). 
Não vou reclamar dos nomes, afinal a autora é sueca, mas eles estavam bem ¨normais¨. Os nomes usados por Stieg Larsson (outro autor sueco) são mais difíceis.
Ainda não desisti da autora, afinal é apenas o primeiro livro dela, ela deve pegar mais fluidez com os próximos.

¨A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Um princesa de gelo.¨                                                                                                                        Página 7

¨Bem, não posso dizer que me arrependo do que aconteceu com Alex. Ela teve o que merecia, e acho que você vai concordar comigo a esse respeito Aquela vagabunda ia acabar mal, mais cedo ou mais tarde. Eu sempre soube disso.¨                          Página 155

¨O primeiro dilema tinha surgido após o banho, quando, da mesma forma que sua heroína Bridget Jones, ela se deparou com a de decisão de que calcinha vestir.¨  Página 194


Essa resenha faz parte do Desafio Literário 2013. Mês de janeiro:  tema livre.

6 comentários:

  1. Hum... uma cidadezinha Sueca que esconde um mistério, uma pessoa que retorna a sua cidade natal depois de anos, uma morte com motivações não tão óbvias... lembrei do Aurora Boreal.
    Aff... nomes suecos às vezes são tão impronunciáveis que complicam a leitura. Ainda bem que isso não acontece nesse caso. Aguardo seu parecer sobre os outros livros da série para ver se me arrisco com mais um autor nórdico.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Excelente trama de suspanse. É aqui que tudo começa com Erika e Patrick, mas isso é um acessório. O principal é toda a restante história, muito bem criada e que forma sublime nos é oferecida pela Camilla. Gostei, verdadeiramente. Já tinha lido os Diários Secretos, e resolvi, começar pelo princípio...

    ResponderExcluir
  3. Excelente trama de suspanse. É aqui que tudo começa com Erika e Patrick, mas isso é um acessório. O principal é toda a restante história, muito bem criada e que forma sublime nos é oferecida pela Camilla. Gostei, verdadeiramente. Já tinha lido os Diários Secretos, e resolvi, começar pelo princípio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, esse eu ainda não tenho... na verdade ainda nem li o 4o da série, O Estranho (ta parado na estante), mas vou retomar a série logo mais :)

      Excluir
  4. sabe me dizer onde tem esse livro pra download? eu to louca pra ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Talita... eu acabei comprando os livros na Estante Virtual.
      Tenta nesse site aqui, tem muita coisa lá: http://lelivros.in/

      Excluir